👶 From when Mosaic took over Gopher.
🏢 VP of Engineering @ Cloudflare
🕹️ Slightly addicted to retrocomputing
🔍 Hit Ctrl-K to Search
The EU Cookie Law is dead
It’s a fact that Facebook and Google (including Youtube) own a sizeable chunk of the global internet traffic and their competitive advantage boils down to two things: computing power and data. These two giants’ core businesses depend exclusively on tracking us to our tiniest move and correlating what they know about us across their products and platforms. And boy, do they know about us.
Eric Schmidt once said, “The Internet is the first thing that humanity has built that humanity doesn’t understand, the largest experiment in anarchy that we have ever had.”.
…Reboot

Celso and SAPO are ‘finito’
Este é o momento em que deixo o SAPO, o projeto que ajudei a criar há 20 anos nas catacumbas da Universidade de Aveiro juntamente com o Junior, o Hélder, o Sérgio, o João Luís e o “Cooker”.
No dia 23 de Outubro de 2015, por volta das 18 horas, apresentei a minha carta de demissão ao presidente executivo da PT Portugal. Antes disso, mais precisamente no dia 4 de Setembro, dia do vigésimo aniversário do SAPO, por motivos que por pudor provavelmente nunca relatarei, tomei em consciência a decisão de o fazer. Horas antes cantava os parabéns com a equipa e apagava as velas do bolo em cima do coreto na Praça José Fontana. Fi-lo com um sorriso postiço, danado com o que o destino me tinha reservado para este dia de celebração. Finalmente entendi, em plenitude, o que era a tal solidão da liderança de que os outros me falavam.
…Lei da cópia privada, versão 2014
A passagem em conselho de ministros da nova lei da cópia privada e consequente próxima muito provável aprovação na assembleia deixou-me muito pouco surpreendido hoje. Enojado, triste, decepcionado mais uma vez com os meus representantes políticos sim, mas não admirado. À terceira é de vez, dizem, especialmente quando à terceira se junta a larga experiência de quem sabe bem que a melhor maneira de fazer passar estas coisas é de fininho, na altura certa, durante Agosto quando país está a banhos, evidentemente, minimizando assim o risco de que o barulho e influência da opinião pública e mais uns quantos que até podiam fazer alguma coisa se traduza no que quer que seja que impeça a sua aprovação. Tiro-lhes o chapéu pela estratégia e inteligência (não é sarcasmo).
…Idade adulta
Miúdo, quanto te conheci eras um chavalo sem futuro, mal te aguentavas nas canelas naquele Pentium com FreeBSD, não sabias bem o que querias fazer da vida, não percebias muito nem da Internet nem de nada, eras apenas um script de bash que fazia grep a um ficheiro. Como? Perdão, base de dados, claro, peço desculpa.
Mas safaste-te bem, tinhas gana e paixão, foste bem acompanhado, e davas cartas às alternativas, páginas em Gopher ou pior: teletexto por X.25. Não tardou e já te vangloriavas pela Usenet dos teus magníficos feitos, das tuas taxas de crescimento, da tua importância para a Internet em Portugal. E de repente veio a glória, convidavam-te para palestras na FCCN, davas entrevistas na rádio, e tenho uma vaga ideia de até te ter visto num programa da Praça da Alegria com o Manuel Goucha, não me lembro bem. Enfim, eras um batráquio presunçoso insuportável, era o que era.
…Because Amiga
So, you know I’m a sucker for vintage computing. I’ve been a proud owner of an original C64, an Amiga 1200, an Atari 130 XE, and a ZX-81, and a bunch of old peripherals and hacks that connect to them all in working condition.
But today I got in the mail one very special rarity. It’s an original, unopened, white, brand new, from the warehouse, Amiga 1200 Magic edition sold to me directly by no less than the legendary ex president of Amiga Technologies Petro Tyschtschenko.
…Next up
Aproximam-se dois eventos que devo mencionar para os quais fui convidado a exortar sobre certos e determinados temas.
Curiosamente e para variar, em ambos elaborarei não sobre SAPO, tecnologia, empreendedorismo ou balões mas sim sobre temáticas radicalmente diferentes. Temos tudo para que corra mal, portanto. Agrada-me.
Primeiro, o TEDxIST, organizado por alunos do Instituto Superior Técnico para falar sobre… coisas que estão a acontecer nas quais eu acredito muito.
Segundo, World Failurists Congress, um conceito de conferência absolutamente novo e original que gira à volta de uma característica importantíssima sempre presente em qualquer caso de sucesso, uma em que aparentemente me reconhecem muita experiência: o redondo falhanço. Reza que o meu nome foi sugerido pelos que que trabalham diretamente comigo, não sei.
…Connecting a Raspberry Pi to an old 15Khz Arcade Monitor
The Raspberry Pi has been used all over the world as an excellent emulator box to resuscitate old arcade machines, but with moderate success.
You see, if you’re a truly arcade aficionado like me, then you’ll aim for perfection. And perfection means you’ll use the jamma connector and the old 15Khz CRT instead of a more modern retro fitted VGA monitor like most people opt to do.
Old arcade CRT sets can only accept 15Khz horizontal frequencies using separate RGB signals and a sync line (well, not quite, there are 25 Khz monitors too but they’re uncommon). Ultimarc has an excellent article about arcade monitors if you want more details.
…Ultimaker 3D printer timelapse
So, recently I became a member of the home 3D printers early starters community and got myself an Ultimaker.
I thought I’d do a time-lapse video of the whole assembly process, including the first 3D print.
It took me 3 days to complete the building instructions but the result is pretty awesome.
Congratulations to the Ultimaker team for making such a wonderful machine and putting together such great documentation, I still think it’s a miracle this thing actually printed an almost perfect black cube at the first attempt.
…Meo Kanal
Há projectos que são invulgares pela motivação que geram nas equipas e nas organizações. São raros e curiosamente surgem fora dos nossos planos tradicionais e lineares, fora das visões condicionadas, dos retiros e dos brainstorms.
Há um ano atrás uma pequena equipa tentou vender-me um conceito de um projecto que lhes surgiu espontaneamente. Agarram-me em 10 minutos. Em poucos dias tiveram a energia suficiente para estruturar essa ideia para que juntos conseguíssemos mobilizar todas as áreas da organização necessárias para concretizar essa visão, e semanas depois o projecto era aprovado e apoiado ao mais alto nível pelo grupo aonde trabalhamos.
…Proposta de Lei 118. Notas avulsas #5
A SPA, claramente pressionada pela péssima opinião pública que esta proposta de lei está a gerar, publicou um documento intitulado “10 coisas que deveria saber sobre a Lei da Cópia Privada“.
Apetece-me desmanchar ponto por ponto deste argumentário barato e manipulativo, mas seria um desperdício do meu tempo, da minha inteligência e da minha energia se o fizesse já.
Mas há aqui uma grande conclusão que é preciso mencionar imediatamente.
…