👶 From when Mosaic took over Gopher.
🏢 VP of Engineering @ Cloudflare
🕹️ Slightly addicted to retrocomputing
🔍 Hit Ctrl-K to Search
Proposta de Lei 118. Notas avulsas #4
Andei a matutar nas receitas que a PL118 conseguiria gerar nos moldes em que está a ser proposta.
Decidi arregaçar as mangas e fazer umas contas de merceeiro com os dados que consegui arranjar.
Para não correr muitos riscos decidi ser extremamente conservador. Estas são as premissas que usei:
- Fiz duas análises, uma para 2012 e outra para 2014. O objetivo era provar que os cálculos propostos são absurdos e desproporcionais em relação à evolução da realidade.
- Estou a assumir que o mercado vai estar estagnado até 2014 e a venda de PCs, discos rígidos e telemóveis não vai aumentar.
Não encontrei forecasts fiáveis sobre a venda de consolas de jogos, MP3 players (ie: iPods) e outros aparelhos que incluem memórias (ie: iPads), e portanto ignorei por completo estas receitas, devem ser uma fatia grande.- Não inclui todos os dispositivos e suportes, nomeadamente
as impressoras, os CDs e os DVDs.os analógicos. - Assumo que a penetração de telemóveis com uma memória de armazenamento vai passar de 50% para 80%.
- Assumo, conservadoramente, que o tamanho médio de um disco rígido externo, interno ou incluído num computador novo é de 600GB este ano (dados fiáveis) e que será de 2T em 2014 (A lei de moore adaptada aos HDDs diz que será mais).
A folha de cálculo pode ser vista aqui, para que não sobrem dúvidas.
…Proposta de Lei 118. Notas avulsas #3
Como já foi amplamente exposto esta lei peca também por ter inúmeras incorrecções técnicas e por estar desligada da realidade industrial. Uma das premissas em que esta lei é baseada é falsa e ofensiva e mostra que quem redigiu esta proposta foram, das duas uma, pessoas de boa fé com um desconhecimento total do que estão a falar ou então pessoas que percebem muito bem o que estão a fazer. Eu acredito na primeira, mas nos dois casos é muito grave.
…Proposta de Lei 118. Notas avulsas #1
Qual é afinal a posição pública dos artistas Portugueses em relação a esta indiscritível Proposta de Lei 118 apresentada pelo PS e apoiada por todos os partidos políticos?
Já todos percebemos que o princípio do fundo de compensação artistas é discutível, mas acima de tudo que e a implementação proposta é completamente imbecil, desajustada, mal feita, retrógrada, desligada da realidade actual, redigida por um lóbi não representativo de todos os interesses nacionais, certamente não dos interesses dos consumidores, e acima de tudo imoral. Também já percebemos todos que o objectivo supremo desta alteração, chamemos-lhe assim, é criar um fundo chorudo para dar novamente vida a uma, e passo a citar, “entidade gestora das compensações mandatada e legitimada para proceder à cobrança, gestão e distribuição”, vulgo SPA, sociedade portuguesa de autores, assumo.
…Proposta de Lei 118. Notas avulsas #2
A propósito das alternativas para o consumidor caso esta lei seja aprovada.
O português não tem grande pachorra para travar lutas por questões de princípio. Dá muito trabalho. A nossa primeira reacção, não fossemos nós os mestres da escapatória, de resto até temos uma palavra para descrever esta virtude cultural, foi a de imaginar que fugiríamos a estas taxas absurdas comprando o nosso equipamento em lojas online como é o caso da Amazon UK/DE. Ainda por cima até já têm entrega gratuita para Portugal. Problema resolvido. Belo.
…SapoBot

Here’s a project worth mentioning, executed by our friends at Artica and IDMind.
“SapoBot is a robot that wonders through spaces avoiding obstacles detects holes on the ground, follow walls and follow lines, to change between behaviors you only need to press the shell, and when he detects a collision gives a frog sound. This project was comissioned by Sapo, means frog in portuguese.”
…Panoramas SAPO, making of…
Once in a while at SAPO we cross our path with extraordinary people with uncommon ideas and unlimited motivation. Ideas to which we just can’t say no, those with the right amount of usefulness, awesomeness and uniqueness, you know what I’m talking about.
The Panoramas SAPO project was one of those moments. When Basílio and Pedro came to us and the thought of making a record Tera pixel panoramic photo of Lisbon took shape, we sank our energy and resources into the project and put up an elite team working together in no time.
…Feliz 2012

g5kintosh
Here’s a story by this guy who enjoys a good hack, crazy for all things tech vintage, who needed a new computer. He wanted a new OSX based system, he decided to build his own. Yes, it’s yet another hackintosh how to guide and yes, it’s me.
I have a ton of Appleish gear in my life. You name the device, I probably have it. Call me a fanboy if you need to. From where I stand, I’m just someone with a strong Unix background (never really used anything else since I quit the Amiga back in the 90s), a desktop Linux user since the slackware distro, and a sucker for great operating systems that help me do my job most efficiently. My most used and important productivity tool is the command line prompt, undoubtedly. About a decade ago, I quit Gnome and my Debian laptop, gave a try to OSX and bought a Powerbook G4 laptop and never looked back ever since.
…Uma prenda surpreendente
É público e sabido que eu sou um grande tarado por relíquias informáticas. Fui um orgulhoso dono e utilizador obsessivo e compulsivo de uma mão cheia de pérolas que já só fazem parte do imaginário geek da minha geração, e uns quase 30 anos depois continuo a lembrar-me com saudades desses loucos e indiscritíveis tempos. A prova disso é que na mesma sala aonde escrevo este texto estou rodeado de um Commodore 64 e um Commodore Amiga 1200, completamente operacionais (montados e ligados à televisão) e de uma réplica de uma Arcade Machine.
…16
